No início da noite deste domingo, 11, familiares de detentos do Instituto Penitenciário do Amapá (IAPEN), fecharam a rodovia Duca Serra, por conta dos atrasos constantes e a comida de péssima qualidade que é servida pela empresa Nutrimax.
Segundo os familiares, a alimentação do almoço chegou por volta das 17h. “São seres humanos que não merecem passar por essas situações”, disse uma manifestante.
Neste sábado, 10, o Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Amapá, soltou nota de repúdio em ralação a alimentação que está sendo servida no IAPEN.
“O SINPP vem a público manifestar seu repúdio à qualidade da alimentação servida aos servidores, problema que se estende há anos sem solução efetiva.
É inadmissível que profissionais que exercem funções essenciais continuem submetidos a refeições que não atendem aos padrões mínimos de dignidade e nutrição. Essa situação tem gerado cansaço, indignação e descrença por parte da categoria. O SINPP cobra uma solução plausível, imediata e definitiva, com medidas concretas que garantam respeito e condições dignas aos servidores. A categoria está cansada de esperar”, diz a nota do SINPP.
De acordo com o relato dos familiares dos reeducandos, o governo do Amapá está fazendo descaso com a população carcerária. “Há 2 dias que todos os reeducando do complexo penitenciário estão sem comer por questões que a unidade está mandando comida estragada e muito das vezes só arroz, feijão e macarrão podre sem proteína”, afirmou uma das manifestações.
O governo ainda se pronunciou sobre o assunto.