Enquanto o Navio Comandante Solon, se deteriora no Rio Matapi, o governo do Amapá alugou uma embarcação para levar a comitiva do Amapá para participar da COP 30, em Belém, no valor de 1.880.000,00 (Um Milhão e Oitocentos e Oitenta Mil Reais).
De acordo com o Portal da Transparência, o primeiro pagamento no valor de R$ 1.250.000,00 (Um Milhão e Duzentos e Cinquenta Mil), foi pago no mês de Setembro. Em Outubro, outro valor foi efetuado à empresa K.T. DA SILVA LTDA na ordem de R$ 630.000,00 (Seis e Trinta Mil Reais).
“Valor que se empenha para a prestação de serviços de transporte fluvial, hospedagem institucional e suporte logístico à delegação oficial do Governo do Estado do Amapá durante a realização da 30ª Conferência das Partes (COP30), com início previsto para 5 de novembro de 2025 para envelopamento da embarcação, com duração máxima de 8 dias corridos em Belém, Pará, a partir da chegada CONFORME O PROCESSO N° 00007/FAPEAP/2025 (SIGA-AP)”, justifica a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá.
Ainda de acordo com o órgão, a contratação se deu de forma emergencial decorrente da necessidade de garantir, em prazo exíguo, a presença institucional e técnica do Estado do Amapá na COP30, cuja realização foi confirmada para novembro de 2025 com previsão de atividades simultâneas em Belém/PA e em subsede localizada no Estado do Amapá, sob a responsabilidade da FAPEAP.
“O valor contempla os custos com aluguel da embarcação, acomodações, transporte de passageiros e veículos, equipe técnica e de apoio, manutenção, seguros, combustível, alimentação e demais encargos operacionais”.