Além do números favoráveis ao atual prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), na disputa pro governo do Amapá, o dado de rejeição da Pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgado nesta terça-feira, 09, pela CNN Brasil, caiu com um balde de água fria nas pretensões de reeleição do atual governador do Amapá, Clécio Luis (Solidariedade).
De acordo com os dados, 32% da população do Amapá rejeita o atual governador. O que equivale há terço dos eleitores que já descartam votar no gestor estadual.
“Clécio Luis chega fragilizado ao ano eleitoral, com dificuldades reais de sustentar uma candidatura competitiva. A matemática eleitoral é simples: quem rejeita não vota, e com um terço do eleitorado fechado contra ele, o teto do governador fica cada vez mais baixo”, avalia o cientista político e professor universitário, Diego Santos.
O atual governador enfrenta uma série de obras lentas ou paradas, serviços sucateados, hospitais sem estrutura, insegurança pública e rodovias abandonadas. “Diante desse cenário, talvez o caminho mais sensato para Clécio seja buscar outra rota eleitoral, ou até mesmo desistir do pleito”, afirma.
Foram realizadas 1.200 entrevistas, entre os dias 6 e 8 de dezembro; a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.