
Em meio ao repasse de R$ 10 milhões do Governo do Amapá para bancar o desfile da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro, o Teatro das Bacabeiras, referência na cultura e história do Amapá segue abandonado no Centro de Macapá.
“O Teatro das Bacabeiras do tempo em que era bem cuidado e cartão postal da cidade Joia da Amazônia”, lembrou o jornalista João Silva, me publicação nas redes sociais onde denúncia abandono de prédios históricos no Centro de Macapá.
A postagem do jornalista se dá em meio ao repasse de R$ 10 milhões do GEA para Mangueira e que segundo o aposentado, Jonas do Nascimento, poderia ser utilizado o recurso para revitalizar o Teatro das Bacabeiras.
“É uma vergonha ver o Teatro abandonado. Um prédio que poderia está servindo para fomentar a nossa cultura”, lamentou.
O dinheiro repassado é para o projeto Amapá terra das águas e da liberdade a amazônia brasileira para incentivar a equidade cultural e preservar as manifestações identitárias do estado. “Por meio da parceria com a escola de samba, assegura-se não apenas a execução técnica impecável do projeto, mas também a perpetuação e disseminação de um legado cultural imprescindível para o Amapá. Assim, esta iniciativa contribuirá significativamente para consolidar os objetivos da Secretaria e reforçar o vinculo entre a sociedade amapaense e suas raízes históricas e culturais”, justifica o GEA.