
Um levantamento da consultoria Imagem Corporativa revelou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o mais citado entre os chefes dos Executivos estaduais nas plataformas digitais — porém, a maioria dessas menções é negativa. A pesquisa, publicada pelo jornal O Globo, mostra que o nome de Tarcísio concentrou 29,8% das 200 mil menções registradas entre janeiro e maio de 2025, mas sua imagem digital sofre forte desgaste.
A análise abrange redes sociais e veículos noticiosos, totalizando cerca de 60 mil publicações. Logo atrás de Tarcísio aparecem Rodrigo Caiado (União Brasil), de Goiás, com 14,7%, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, com 8,4%.
Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia, surge como o único representante da esquerda entre os cinco mais citados, com 4,3% das menções. Já Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, soma 4,1%. Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, também cogitado como presidenciável, está em patamar inferior, com 3,2%, mesma proporção de Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Jorginho Mello (PL-SC).
O estudo também detalha a origem das menções: 73% delas partiram de portais de notícias e 27% das redes sociais. No caso de Tarcísio, os dias com maior volume de citações foram 27 de fevereiro e 3 de maio. O primeiro corresponde ao encontro entre ele e o presidente Lula durante o lançamento de um edital para construção de um túnel entre Santos e Guarujá. Já o segundo coincide com a divulgação de pesquisa Quaest, que projetou um eventual segundo turno com 43% para Lula e 34% para Tarcísio.
O governador do Amapá, Clécio Luis (Solidariedade), aparece com apenas 0,4% e ocupa a 24ª posição, entre 27 governadores.