Os números divulgados pelo Instituto Paraná Pesquisa mostram que há um ano da eleição municipal, a oposição comandada pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil), o governador Clécio Luis (Solidariedade), o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes (PDT) e o senador Randolfe Rodrigues (Sem Partido), terá muitas dificuldades para emplacar um nome na disputa pela prefeitura de Macapá em meio ao ritmo de trabalho de domingo a domingo implementado pelo prefeito Dr. Furlan (Podemos), que é aprovado por mais de 81% da população.
De acordo com a pesquisa, em um primeiro cenário, o atual prefeito aparece na liderança, com 66,8% das intenções de voto, ante 8,7% de Josiel Alcolumbre. O deputado federal Acácio Favacho (MDB) e a ex-deputada Aline Gurgel (Republicanos) estão empatados em terceiro lugar na pesquisa, com 2,7%.
Em um segundo cenário, Dr. Furlan tem 66% das intenções de voto, seguido pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), com 10,8%; Acácio Favacho, 2,7%; e Aline Gurgel, 2,4%.
A boa avaliação do prefeito foi constatada durante a programação do Macapá Verão, no mês de julho, que arrastou uma multidão e foi possível ver que o gestor municipal esteve participando ativamente e bem recepcionado pelo povo.
Além da aprovação popular, o prefeito Dr. Furlan conta com apoio de 19 dos 23 vereadores da capital, do PSD do senador Lucas Barreto, o PSB do ex-governador Camilo Capiberibe (PSB), o Solidariedade do grupo JK, o PTB do empresário Kassyo Ramos (PTB) e o MDB do grupo Favacho.