Em clima de carnaval, o projeto social Garotinhas Solidárias realizou na sexta-feira, 24, o "1º Mini Folia" para os pacientes da Unidade de Alta Complexidade Oncológica do Amapá (Unacon), que funciona dentro do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCal), proporcionando acolhimento e diversão para quem está cuidado da saúde.
A programação contou com uma roda de conversa liderada pela psicóloga da Unacon, e logo após os pacientes foram direcionados para o espaço de convivência. Com muita música e descontração, o ambiente se transformou em uma verdadeira folia, onde todos puderam socializar e trocar experiências.
O projeto Garotinhas Solidárias iniciou em 2020, após um grupo de pessoas perceberem a necessidade de levar mais afeto, acolhimento e ações de cuidados com a saúde mental dos pacientes oncológicos do Estado.
Segundo uma das coordenadoras, Maria das Neves, o objetivo é ajudar quem está em tratamento e também quem precisa, com gestos simples, como uma festa de carnaval e até ações de amparo psicológico.
"Pelo fato de eu ser também uma paciente oncológica, eu conheço muitas histórias, sei do que nós precisamos. Essas ações são importantes para o cotidiano de quem faz tratamento e que está encarando a doença. Hoje é um dia importante, de muita alegria e confraternização", finalizou a coordenadora.
De acordo com a administradora da Unacon, Sandra Ribeiro, a unidade sempre está aberta a abraçar associações e projetos que beneficiam os pacientes, transformando a rotina de cada um.
"Os pacientes precisam de mais ânimo e alegria, não apenas do tratamento para dor, mas sim todos os tipos de cuidados, e é isso que estamos promovendo aqui. Essas ações impactam positivamente no tratamento dessas pessoas", frisou Sandra.