A inclusão e a socialização de uma pessoa com deficiência são desafios que encontram no esporte um forte aliado. Afinal, a prática esportiva proporciona as vantagens físicas e também o contato com outras pessoas, uma socialização que traz enormes benefícios para mente e o emocional. E no aniversário de 265 anos de Macapá, celebrado neste sábado (4), entre as modalidades esportivas, o basquete sob rodas foi uma das principais competições que trouxe história de vida, superação e talento para a quadra.
Leonel Pinheiro, 34 anos, é um desses exemplos que há dez anos encontrou no basquete inspiração e superação. Hoje ele é conhecido como capitão Léo do Águia, paratleta em cadeira de rodas que já participou de vários jogos importantes, recentemente o time que ele joga, o Equador Rodas, ficou em sexto lugar numa competição nacional no estado de Mato Grosso do Sul.
“O basquete é minha superação. O esporte é algo sensacional e inexplicável que mudou a minha vida. Acima de tudo vem Deus, que tenho certeza, é o que motiva não só a mim, mas todos esses guerreiros que estão aqui hoje. E essa iniciativa da Prefeitura de Macapá na valorização do esporte é mais um incentivo para todos nós”, destacou o jogador.
Time de basquete sob rodas na quadra E. M. Wilson Malcher I Foto: Abel Neto/PMM
Capitão do time Equador Rodas, Leonel Pinheiro I Foto: Abel Neto/PMM
Além de ser um dos esportes mais praticados no mundo, o basquete apresenta vantagens como dinamismo, estímulo das funções cognitivas, aumento do senso de estratégia, desenvolvimento da capacidade motora, criação de vínculos afetivos e sociais.
O time de basquete Equador Rodas foi o vencedor do jogo que aconteceu na quadra da Escola Municipal Wilson Malcher no encerramento dos jogos esportivos do aniversário de Macapá. O placar que garantiu a vitória fechou em 28 a 16 contra o time adversário.
VEJA AQUI FOTOS DO BASQUETE E BASQUETE PARA CADEIRANTES //FOTOS: Abel Neto/PMM
Atividades esportivas
No início da manhã deste sábado de aniversário da cidade o dia começou com chave de ouro, já nos primeiros raios de sol mais de 2 mil pessoas participaram da Corrida de Rua Macapá 265 anos; também teve futlama, passeio ciclístico, futsal, futvôlei, vôlei de areia, supino, agachamento e handfiver handebol.
VEJA FOTOS DA CORRIDA DE RUA 265 ANOS DE MACAPÁ, AQUI // FOTOS: Abel Neto/PMM