Dinheiro da saúde

Escândalo: governo Clécio assina convênio de R$ 13 milhões com ONG do Pará e antecipa 50% do valor

O Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), assinou um termo de fomento com o IBRAS – Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará, de Belém, para executar o projeto “Carteira Delas” no Amapá.

“Projeto "Carreta Delas" é melhorar o acesso a serviços de saúde de média e alta complexidade para a população do Estado do Amapá, com ênfase na saúde da mulher, através de ações itinerantes que proporcionem consultas com médicos especialistas e exames de diagnóstico, como mamografias, garantindo que todos os indivíduos, independentemente de gênero, tenham acesso aos serviços necessários, embora o projeto dê especial atenção às necessidades de saúde das mulheres incluindo aos princípios do SUS de universalidade e equidade”, justifica a Sesa.

O que causa estranheza na referida contratação, além do Governo Clécio buscar uma Instituição de fora do Estado, já que tem a Associação de Renais Crônicos do Amapá, tem também a carreta do Hospital do Amor, que oferta os mesmos serviços à Mulher. 

“Isso não é gestão eficiente, é descompromisso com a saúde pública e com o dinheiro do contribuinte. Enquanto o povo espera exames e consultas, milhões já saíram dos cofres públicos para uma entidade que nem começou a atuar”, questionou o deputado estadual, R. Nelson (PL).

“E o que temos? Nenhum local definido para os atendimentos. Nenhuma estrutura pronta. Execução exclusiva por uma entidade de fora, sem rede de apoio no estado. Prazo de 12 meses, mas atendimento previsto só para 6 meses”, indaga o parlamentar. 

O detalhe é que o referido Termo de Fomento N° 001/2025 - NGC/SESA PROCESSO N° 0002.0605.1851.0002/2025 foi assinado no dia 01 de agosto e publicado no Diário Oficial no dia 05 e já foi pago R$  6.744.000,00 milhões. Ou seja, 50% do valor. 
 


Comente

Comente este post:

Scroll to Top