Na manhã desta terça-feira (12/11), a Polícia Federal no Amapá deflagrou a operação _Arrecife_, com o objetivo de apurar indícios de corrupção e fraude em processos licitatórios no município de Santana/AP. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Macapá e na própria cidade de Santana.
A operação visa esclarecer suspeitas de que um funcionário público da cidade favoreceu uma empresa em um processo de licitação para a compra de equipamentos médicos destinados ao Centro de Saúde da Mulher do município.
As investigações indicam um possível esquema ilícito envolvendo manipulação do processo licitatório, onde o funcionário recebia pagamentos indevidos em troca de manipular as licitações para que determinadas empresas saíssem vitoriosas de forma ilegal.
O servidor investigado poderá responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo da licitação, corrupção passiva e associação criminosa. Se condenado, ele poderá enfrentar penas que podem chegar a 30 anos de reclusão, além do pagamento de multa.