Por Eduardo Neves
O governador Clécio Luis (Solidariedade), que iniciou o ano como quinto mais bem avaliado do Brasil, após sete meses, o Chefe do Executivo do Amapá, aparece na 19ª posição. A constatação foi feita em pesquisa nacional do Atlas Intel que foi divulgada neste sábado, 10, onde trouxe a aprovação e desaprovação de todos os governadores do Brasil.
A avaliação mostra que o governador Clécio Luis tem apenas 36% de aprovação contra 52% de desaprovação e 13% que não sabem. No início do ano, Clécio tinha 62% de aprovação.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tem o maior nível de aprovação entre todos os governadores do país: 75%. Em segundo lugar está o governador do Piauí, Rafael Fonteles com 68%; seguido por Mauro Mendes, de Mato Grosso, com 64%, em Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), com 60%; e na Paraíba, João Azevedo (PSB), com 59%.
Rafael Fonteles (PI) subiu 10 posições desde a edição de dezembro/2023 e tem a segunda maior aprovação (68%). Fonteles tem o governo mais bem avaliado do país, junto de Ronaldo Caiado (54%). Tarcísio (SP), Hélder Barbalho (PA) e Mauro Mendes (MT) fecham o top 5. O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro tem o saldo mais negativo entre os governadores.
A pesquisa Atlas ouviu 29.694 pessoas em todos os Estados brasileiros, entre os dias 15 de julho e o último domingo, 4 de agosto. A margem de erro varia de 1 a 5 pontos percentuais para mais ou para menos, dependendo do tamanho do Estado – quanto mais populoso, menor a margem de erro. O nível de confiança é de 95%.