Promotoria da Saúde fiscaliza obras do hospital em Porto Grande e da Maternidade na Zona Norte de Macapá  

Na última sexta-feira (20), o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde do Ministério Público do Amapá (CAO/Saúde do MP-AP), promotor de Justiça Wueber Penafort, fez mais uma visita de acompanhamento ao hospital regional de Porto Grande, que já está com 85% das obras concluídas (alocando centrais de ar e de monitoramento, forro de gesso e outros detalhes de acabamento). A previsão para conclusão da obra foi fixada em até três meses.

A construção do Hospital de Porto Grande foi assumida pelo Estado do Amapá e é resultado de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Estado e a Empresa de Energia Cachoeira Caldeirão S.A (EECC). O MP-AP acompanha toda a execução realizada com recursos provenientes do TAC, por meio do qual foi repassado ao Estado o saldo remanescente do Convênio nº. 004/2014-SESA/EECC, no valor de R$ 9.415.149,64 (nove milhões, quatrocentos e quinze mil, cento e quarenta e nove reais e sessenta e quatro centavos).

O hospital será entregue com 26 leitos, sendo seis leitos Alcon (Alojamento Conjunto, onde mães e bebês ficam juntos), 12 leitos de internação cirúrgica e oito leitos de observação. Haverá Pronto atendimento de urgência e emergência, ambulatório, centro cirúrgico com três salas, Raio X, além do serviço de apoio (cozinha, refeitório, lavanderia e vestiários). A área total construída é de 2846 m2.

Além disso, o hospital regional de Porto Grande passará por uma ampliação de mais 3560 m2 até o final do ano que vem, quando serão construídos mais dez leitos Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto; dez leitos UTI neonatal; três unidades para parto normal; Banco de Leite; laboratório; tomografia, mais oito leitos Alcon, 15 leitos de internação pediátrica, 14 leitos de internação cirúrgica, 50 leitos de internação clínica, totalizando 107 leitos e um investimento em saúde na ordem de R$ 27 milhões de reais.

Maternidade Zona Norte

“No turno da tarde, fomos até o prédio da maternidade da Zona Norte, em Macapá, e o secretário e Infraestrutura, Alcir Matos, garantiu que a Seinf entregará o hospital nesta segunda-feira (23). Assim, ficamos por conta da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que deverá fazer a instalação dos equipamentos e inaugurar a maternidade, dentro daqueles 60 dias ventilados na reunião que tivemos na sede do MP-AP”, explicou o promotor Wueber Penafort.

Serviço:


Comente

Comente este post:

Scroll to Top