Macapá (AP) — O comunicador Heverson dos Santos Castro foi citado por hora certa após tentar se ocultar do Oficial de Justiça em ação movida por Eduardo Neves Trindade, jornalista responsável pelo portal Ponto da Pauta.
Segundo certidão expedida pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), o oficial Egnaldo Costa Felix realizou diversas diligências no endereço informado, sendo informado por familiares e conhecidos de Heverson que ele não residia mais no local. Mesmo assim, o servidor público constatou indícios de ocultação, pois o requerido foi visto nas imediações e mantinha contato telefônico, mas evitava ser encontrado.
A certidão descreve que, após várias tentativas frustradas, o oficial procedeu à citação por hora certa, entregando o mandado a Francilene dos Santos Castro, tia do requerido, que aceitou a contrafé, ainda que tenha se recusado a assinar o documento.
O procedimento foi registrado no processo nº 6070229-2025 (PJe), em trâmite no Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, e confirma que o requerido estava ciente das diligências e optou por não comparecer para receber pessoalmente a notificação judicial.
A citação por hora certa é utilizada quando o Oficial de Justiça verifica que o réu se oculta propositadamente para evitar a citação, garantindo, assim, o prosseguimento do processo e o respeito ao princípio da efetividade da Justiça.
Debochado
Apesar disso, o requerido vem publicamente admitindo ciência da diligência e ironizando a atuação do Oficial de Justiça, conforme prints anexos de grupos públicos de WhatsApp (“POLÍTICA-AP”), nos quais ele confirma seu conhecimento sobre a tentativa de citação, chegando a afirmar que: “Acho que tem oficial que não quer trabalhar pq eu mesmo vou no Forum receber notificação”, escreveu.