Por Eduardo Neves
De acordo com a pesquisa Quaest, divulgada na semana passada, o atual prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), tem 94% de aprovação popular.
Com a maior aprovação popular do Brasil, Dr. Furlan quer atrair seus apoiadores para votar em candidatos a vereador que estão lhe apoiando. “Eu quero pedir que votem nos candidatos que nos apoiam”, diz Dr. Furlan em propaganda na TV.
O pedido do prefeito vem para mostrar a necessidade de ter maioria na CMM para ajudar na aprovação de leis e projetos do Executivo e como resposta a estratégia do senador Davi Alcolumbre (União Brasil), que enfrenta dificuldades na disputa pela prefeitura de Macapá e quer controlar a Câmara para tentar dificultar um segundo mandado de Dr. Furlan.
“Controlando a Câmara de Vereadores, os irmãos apostam que poderão ditar o rumo da política da capital. Os vereadores poderiam travar projetos, realizar investigações, fustigar o Executivo, dificultando ao máximo a gestão do atual prefeito e, quem sabe, inviabilizando a provável candidatura dele ao governo do Estado, em 2026. Antes disso, claro, a família precisará ganhar as eleições”, diz trecho de matéria da Revista Veja, onde revela a estratégia do grupo de Davi.