O jornal Folha de São Paulo lançou em conjunto com o Datafolha uma ferramenta inédita que vai aferir quais prefeituras do Brasil são capazes de entregar mais serviços básicos à população utilizando menos recursos financeiros. A cidade de Pedra Branca do Amapari ficou na posição de 5.257º, entre todos os municípios brasileiros.
O Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F) leva em conta o atendimento das prefeituras nas áreas de saúde, educação e saneamento, tendo como determinante para o cálculo de eficiência na gestão a receita per capita de cada cidade.
O levantamento cobre 5.281 municípios (95% do total) e se utiliza dos dados mais recentes disponíveis para uma base dessa dimensão.
Além de separar esse conjunto de municípios em quatro categorias (“Eficiente”, “Alguma eficiência”, “Pouca eficiência” e “Ineficiente”), o trabalho traz vários outros indicadores.
A cidade de Botucatu (SP) alcançou o primeiro lugar do ranking, seguida de Belo Horizonte e Vitória.
O levantamento cobre 5.276 municípios, ou 95% do total, e se utiliza dos dados públicos mais recentes e comparativos (com datas equivalentes) para uma base dessa dimensão. Para 292 cidades, não havia informações consistentes, e elas ficaram de fora.
A assessoria de imprensa de Pedra Branca do Amapari informou em nota que, “São dados que não refletem a realidade dos municípios de Macapá e Pedra Branca do Amapari. Na educação, o município de Pedra Branca obteve a 2ª melhor nota no IDEB. Já na saúde, o município se manteve em 1º lugar no ranking dos Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil 2024. Na infraestrutura, 75% das vias do município já receberam os serviços de mobilidade urbana”.